Você sabia que Tio Sam foi uma pessoa de verdade?

Tio Sam é o resultado de uma tentativa frustrada do governo americano de comprar o Papai Noel e torná-lo seu garoto propaganda. Não deu certo o esquema, então pegaram o Seu Madruga, barbearam e vestiram o sujeito e tái!
Brincadeiras a parte... Samuel Wilson (o Tio Sam) foi um comerciante que atuou com o irmão vendendo carne de gado e de porco para o governo norte-americano

Você já ouviu muitas pessoas se referirem aos EUA como País do Tio Sam ou apenas Tio Sam, mas de onde, afinal, vem esse apelido? Sam realmente existiu e foi um homem chamado Samuel Wilson (1766 – 1854).

Samuel, ao lado de seu irmão Ebeneezer, foi um homem conhecido por seus negócios com vendas de carne, especialmente durante épocas de guerras, como em 1812, quando fechou um contrato com o governo norte-americano e foi o responsável por prover carne de gado e de porco ao exército estadunidense.

As carnes eram armazenadas em barris e, por causa do acordo com o governo, levavam um selo com as iniciais U.S – sigla em inglês para Estados Unidos. Os soldados começaram, então, a fazer uma brincadeira e se referir aos barris como “Uncle Sam” – Tio Sam, em inglês – em referência a Samuel Wilson, um dos proprietários da empresa de carne.

Representação

Não demorou para que tudo o que tivesse o selo U.S, referente aos EUA, fosse associado ao Tio Sam, mesmo que esses itens nada tivessem a ver com carne, que era a única coisa com a qual o verdadeiro Samuel Wilson trabalhava.
Em questão de pouco tempo, até mesmo serviços eram chamados de Tio Sam, o que incluía as convocatórias para o alistamento militar. Era muito comum que as pessoas dissessem que o Tio Sam estava chamando, expressão associada à icônica imagem do governo estadunidense, que mais tarde passou a ser ironizada em campanhas de grupos contra o governo norte-americano.

A sigla U.S foi usada nos barris de carne da empresa dos irmãos Wilson pela primeira vez em 1813, e foi associada a Tio Sam em um jornal apenas em 1830. A imagem usada para recrutamento militar durante a Primeira Guerra Mundial, com o desenho de Tio Sam e a frase “I want you” – “Eu quero você”, em uma tradução livre – foi usada pela primeira vez em 1917 e é mundialmente conhecida até hoje.
Fonte: Mega Curioso

Unknown

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.