Trepanação para melhorar a inteligência?

Trepanação, palavra que vem do grego trupanon, que significa (abrir um buraco), é um conceito usado para um procedimento cirúrgico que consiste na retirada de uma porção do crânio. Isso é, abrem-se 'buracos' no crânio.
Dentro da medicina, a trepanação consiste na abertura de um ou mais buracos no crânio, através de uma broca neurocirúrgica. Quando realizada de forma única, a trepanação serve para se criar uma abertura por onde se pode drenar um hematoma intracraniano ou se inserir um cateter cerebral.

No entanto, há uma teoria, não comprovada, que afirma que a trepanação pode ser utilizada para melhorar a inteligência do homem.

Essa técnica foi muito utilizada durante as Idades Antiga e Média e também durante os séculos XVIII e XIX com fins terapêuticos.

A cultura da trepanação nos tempos antigos tinha como objetivo eliminar os maus espíritos e demônios do paciente, mas não apresentavam nenhum significado terapêutico.
Existem evidências de trepanação que datam de 8.000 anos atrás. Essa prática também foi descrita por Hipócrates e Galeno.
A prática, inacreditavelmente, é utilizada ainda hoje sob alegações de trazer como resultado uma inteligência acima da média, alívio da pressão no cérebro, etc... A finalidade, não comprovada dessa técnica não recomendada pela medicina, seria a de aumentar o fluxo sanguíneo do cérebro e melhorar a sua eficiência.
Veja um pequeno documentário sobre essa inacreditável cultura.

Se você ficou curioso e acha que não seria possível,  veja o vídeo abaixo onde acontece uma trepanação na africa. 

João Filho

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.