Da aviação ao tênis: saiba quem foi Roland Garros

Não, Roland Garros não foi um tenista, embora você provavelmente conheça seu nome por causa do famoso torneio de tênis de saibro realizado em Paris, cuja final ocorreu no começo de junho.
Fonte: Super Interessante

Garros, na verdade, foi um pioneiro da aviação. Nascido em outubro de 1888, ele conquistou sua primeira grande proeza em 1913, quando cruzou o mar Mediterrâneo em um voo solo, em pouco menos de seis horas.
Não satisfeito, continuou fazendo história – com a eclosão da Primeira Guerra Mundial, ajudou a França criando um novo aparato que revolucionou a maneira que os franceses realizavam ataques aéreos. O esquema proposto por Roland criou um sistema de metralhadoras para os aviões que permitia que os pilotos atacassem o inimigo de forma mais eficiente. Roland Garros foi morto ainda durante a guerra, em um ataque no norte da França, em 5 de outubro de 1918.


A homenagem, que daria o nome de Garros ao Aberto da França de Tênis de saibro, veio alguns anos depois. Os tenistas franceses conhecidos como os “Quatro Mosqueteiros” (Jacques “Toto” Brugnon, Jean Borotra, Henri Cochet e René Lacoste) venceram os Estados Unidos na Copa Davis – outro famoso torneio de tênis – de 1927, disputada em solo norte-americano. A revanche, no ano seguinte, seria em território francês.
Para o evento, o governo decidiu que seria construída uma nova quadra, que estivesse à altura do torneio, nas proximidades da Federação Francesa de Tênis. Uma única coisa estava decidida antes que a construção fosse iniciada: a arena seria nomeada em homenagem a um ícone nacional, que fora morto uma década antes. Sim, ele mesmo – Roland Garros.

Unknown

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário