Confira 5 quadros famosos repletos de mistérios

Não é novidade que existem muitas pinturas famosas envoltas em histórias curiosas ou que retratam elementos misteriosos. Graças às tecnologias disponíveis hoje em dia — como a datação por carbono, análises químicas e diagnóstico por imagem — já foi possível esclarecer alguns desses segredos.

No entanto, existem muitos outros quadros que continuam intrigando restauradores e especialistas, contando com elementos que provavelmente só serão esclarecidos se os autores voltarem de suas covas! O pessoal do site Quo reuniu diversas dessas obras — algumas com seus mistérios já desvendados, outras não — em um interessante artigo, e você pode conferir cinco delas a seguir:
Fonte: Mega Curioso
1 - Matilde


A mulher acima, retratada por Diego Rivera, é Matilde Urrutia e foi a terceira esposa de Pablo Neruda. No entanto, os dois se envolveram enquanto o Nobel chileno ainda estava casado, e o pintor da obra, que sabia do caso entre os amantes, deu o quadro de presente a Matilde com uma surpresinha oculta. Se você prestar atenção nos cabelos da peça, notará que Rivera inseriu o perfil de Neruda entre os cachos da mulher.

2 - Las Meninas


Pintado por Velázquez em 1656, o quadro retrata a família de Felipe IV. Todas as pessoas que aparecem na pintura são conhecidas, menos uma — a mulher que aparece marcada na figura —, e ninguém conhece a identidade da dama na penumbra. Outra curiosidade sobre “Las Meninas” é que não se sabe se o pintor reproduziu uma cena refletida em um espelho ou se a intenção era retratar os reis, que aparecem em um espelho ao fundo do ambiente.

3 - Gioconda


Também conhecida como Mona Lisa, a obra acima provavelmente seja uma das pinturas mais famosas e intrigantes do mundo. O quadro foi criado por Leonardo da Vinci no século 16, e oficialmente retrata uma mulher chamada Lisa Gherardini. Contudo, especialistas italianos apontaram que o rosto pode ter sido inspirado no do amante do pintor, um rapaz chamado Gian Giacomo Caprotti ou “Salai”. Será?

3 – Doutor Paul Gachet

Pelo estilo você já deve ter deduzido que se trata de uma obra de Van Gogh. O quadro é de 1890 e, na verdade, não apresenta nenhum elemento misterioso em sua composição. Contudo, Ryoei Saito, o homem que o adquiriu em 1990 pela escandalosa quantia de US$ 82,5 milhões (cerca de R$ 185 milhões), prometeu que quando morresse seria cremado juntamente com o retrato e, desde que faleceu em 1996, mais ninguém pôs os olhos no Dr. Gachet.

5 – La réproduction interdite


No interessante quadro acima, pintado em 1937, Rene Magritte ocultou a identidade do homem da imagem e acabou despertando a curiosidade de especialistas em arte por muito tempo. Hoje já se sabe que se trata do banqueiro Edward James, que foi retratado a partir de uma fotografia tirada enquanto contemplava uma obra do artista.
Porém, até que a misteriosa identidade fosse finalmente revelada, chegou-se a pensar que se tratava de um retrato de Edgar Alan Poe devido ao livro que aparece na cena, intitulado “A Narração de Arthur Gordon Pym”.

Unknown

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.