Cuidado! Passar muito tempo sentado pode encurtar sua vida

Já parou para pensar quantas horas do dia você passa sentado? No ônibus, no carro, no escritório, na faculdade, no bar. E quando volta para casa, a gente ainda se joga no sofá para ver um pouquinho de televisão ou ler um livro. Pois é, leitores sedentários, esse nosso estilo de vida não vai nos levar muito longe.
Na verdade, ele vai custar dois anos da nossa vida, segundo pesquisa de Peter Katzmarzyk, do Pennington Biomedical Research Center. Ele analisou alguns estudos anteriores com 167 mil adultos, entre 18 e 90 anos, e comparou o tempo que essas pessoas passavam sentadas ou em frente à televisão com a idade em que morreram. E, olha só, aqueles que passavam, no máximo, três horas por dia sentados ganhavam dois anos extras de vida.
Ver menos tevê também ajuda: ficar só duas horas por dia em frente à telinha vale um ano e meio de vida.
O problema com o sedentarismo é a porção de riscos que ele traz: problemas cardíacoscâncer e diabetes.
Perigoso? É, parece que sim. Mas não precisa entrar em crise. Dizem que pequenas mudanças, como substituir o elevador pelas escadas ou andar enquanto fala ao celular, já diminuem o problema. De qualquer forma, aproveite o pretexto para respirar um pouco de ar livre lá fora.
Atenção: este texto não tem intenção alguma de ofender os cadeirantes. O objetivo é atentar para os perigos do sedentarismo.

Unknown

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário