NASA divulga imagens de monstruoso furacão em Saturno

Evento foi registrado por sonda espacial e pode ajudar cientistas a entenderem melhor como esses fenômenos ocorrem aqui na Terra.


Como você sabe, os furacões são fenômenos meteorológicos que, dependendo da proporção, podem ser letais. Então, imagine só se um furacão como o da imagem acima — que foi registrado em Saturno e é 20 vezes maior do que os furacões médios que ocorrem aqui na Terra — atingisse o nosso planeta!

O monstruoso evento foi flagrado pela sonda espacial Cassini da NASA, que está em órbita ao redor do sexto planeta do nosso sistema solar para coletar informações sobre a sua atividade. O furacão foi observado com uma riqueza de detalhes sem precedentes, o que permitiu que os pesquisadores da agência espacial pudessem realizar medições superdetalhadas. Você pode conferir mais imagens no vídeo abaixo (ative as legendas em português no menu):

Semelhanças

Há anos que os pesquisadores da NASA estavam de olho nessa formação localizada no polo norte de Saturno. Só as nuvens que se encontram nas extremidades do super furacão viajam a incríveis velocidades de 150 metros por segundo, e seu olho conta com 2 mil quilômetros de largura. Além disso, o vapor caótico que compõe o furacão forma um espetacular vórtice hexagonal.


Apesar da gigantesca proporção, o furacão é muito semelhante aos que ocorrem aqui no nosso planeta. Mas foi graças ao espectrômetro de infravermelhos da Cassini e aos raios solares que atingiram a área no momento certo que os cientistas puderam realizar uma melhor observação do fenômeno.

A equipe descobriu, por exemplo, que o furacão se alimenta de pequenas quantidades de hidrogênio presentes na atmosfera de Saturno, algo que é de extrema importância para o entendimento da dinâmica do planeta. Além disso, apesar de os furacões saturnianos não se formarem pela presença direta de água, eles ocorrem pela presença de vapor em sua superfície, o que pode ajudar no entendimento sobre a formação desses eventos aqui na Terra.

Unknown

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário