Confira 10 das melhores ideias de Leonardo da Vinci

Um dos maiores gênios da humanidade tinha projetos incríveis em diversas áreas. Conheça alguns deles aqui!

Mona Lisa. Sua maior arte!
Considerado por muitos como o maior gênio da história, Leonardo da Vinci tinha habilidades e conhecimentos que deixariam qualquer pessoa boquiaberta. Ele se destacou como cientista, engenheiro, pintor, anatomista, inventor, escultor, arquiteto, matemático, botânico, poeta e músico, repentista, padeiro, astronauta, tartaruga ninja. ( brincadeira parou em músico.)

Ele é conhecido como o pai da aviação e da balística e tem incontáveis obras reconhecidas mundialmente; por isso, trazemos neste artigo as mais brilhantes ideias ou observações de da Vinci para que você possa se inspirar ainda mais com o trabalho de uma das figuras mais importantes da história da humanidade.



O Homem Vitruviano

Da Vinci criou um desenho do que seria a forma mais perfeita do corpo humano conforme as proporções definidas por Vitrúvio, um antigo arquiteto romano. A figura de cara séria feita pelo artista é considerada hoje como uma das imagens mais conhecidas do planeta.

O Tempo Geológico

Você pode não saber, mas além de dominar a Geometria, Física, Astronomia, Biologia e Anatomia, Leonardo da Vinci também era fera em Geologia. As observações feitas por ele foram essenciais para o estudo da história da Terra, algo que resolveu o problema da época: o entendimento pleno dos fósseis.


A cidade perfeita

Da Vinci morava em Milão, mas tinha uma visão diferente do que seria um bom lugar para se viver. Ele então projetou aquilo que acreditava ser a cidade perfeita. Seus projetos eram tão completos que incluíam até mesmo estábulos com detalhados sistemas de circulação de ar.

Canhão triplo

Da Vinci era um pacifista, mas isso não impedia que o gênio imaginasse um design mais inteligente para canhões. E ele fez isso muito bem com o seu canhão triplo, ainda mais veloz e leve do que os canhões da época, além de ser capaz de poupar muito mais energia.

O carro autopropulsionado

Ele não é um possante dos melhores, mas o veículo autopropulsionado projetado por da Vinci era incrivelmente revolucionário para aquela época. O veículo de madeira se movimentaria com a interação sequencial de molas e engrenagens. Em 2004, cientistas em um museu em Florença construíram uma réplica do carro e perceberam que a ideia original de da Vinci funcionava perfeitamente.

Máquina voadora

O fascínio de da Vinci por máquinas voadoras não é segredo para ninguém. Entre diversos projetos, ele criou um planador equipado com asas prontas para serem “batidas” por um humano. O modelo lembra muito um grão cortado ao meio e era equipado com bancos e engrenagens.

Ponte giratória

Pensando em uma fuga rápida, Leonardo da Vinci criou uma ponte giratória, perfeita para ser usada em tempos de guerra. Com materiais leves e resistentes, a ponte seria presa a um sistema de corda e rolamentos capazes de fazer um exército escapar a qualquer momento.

O helicóptero


Cientistas atuais concordam: ele jamais teria levantado do chão, mas o helicóptero de Leonardo da Vinci é um de seus trabalhos mais famosos (e geniais). Embora fosse pouco prática e exigisse o trabalho de quatro homens para sair do chão, a ideia foi o pontapé para extensos estudos, até que chegamos aos helicópteros atuais.

Equipamento de mergulho

O fascínio de Leonardo Da Vinci não era somente pelo ar: ele também se interessava muito pelo mundo subaquático. Com isso, ele criou um equipamento de mergulho bastante moderno e complexo para a época, conectando um snorkel em uma câmara flutuante, além de incluir um compartimento especial no traje para que seu usuário pudesse urinar em alto-mar de consciência limpa.

Escrita especular

Ainda não se sabe se Leonardo da Vinci queria esconder suas ideias ou se ele só queria evitar a sujeira feita pela tinta ao escrever com a mão esquerda, mas ele é o mais famoso escritor especular da história, ou seja: ele escrevia na direção inversa (da direita para a esquerda), sendo possível ler o conteúdo normalmente apenas ao posicionar o texto à frente de um espelho.

João Filho

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário